quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atividade Curso Teleduc

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
             Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
 Professora-cursista: Iracema Eudócia de Santana
 Formador: Maristela Compagnoni
 Tutor: Rosa Maria Rigo
1.     Aluno:
   O aluno que escolhi para realizar as atividades se chama Gustavo, tem 6 anos, é deficiente visual, participa do CAEDV Centro de Atendimento Educacional do Deficiente Visual.O Gustavo é uma criança desinibida e bastante falante, frequenta o primeiro ano do e Ensino Fundamental na Escola Municipal Água Verde aqui na cidade de Pinhão no Paraná, mas ainda não está alfabetizado,sabe as letras do alfabeto e letras  que formam o seu nome.    
2.     Descrição da atividade planejada pelo professor  
      Primeiramente conversei com os pais de Gustavo para que me autorizassem a realizar as atividades com o menino, depois falei com ele, ao saber que iria mexer no computador ficou fazendo muitas perguntas. Gustavo é um menino muito inteligente, pois já se apresentou em um seminário cantando, todos ficaram encantados com a desenvoltura do menino. Antes de iniciar as atividades fiz com que Gustavo se familiarizasse com o ambiente de minha casa e com as partes do computador, ele estava muito ansioso, queria começar logo. O programa que apresentei para ele foi o DOSVOX, próprio para sua deficiência, ficou encantado, primeiro digitei meu nome depois com o meu auxílio, ele digitou o seu nome, quando ouviu a pronúncia de seu nome,riu muito, pediu para que eu ajudasse a digitar o nome dos seus pais e irmãos. Depois ele cantou uma música infantil e digitamos uma estrofe. Foi uma experiência maravilhosa, saber que assim como os ditos normais as crianças com deficiência ficam encantadas com as tecnologias.                                                                                 

3. Tecnologia Assistiva escolhida

 Dosvox
4. Reflexão sobre a experiência:
   Foi uma experiência maravilhosa, saber que assim como os ditos normais as crianças com deficiência ficam encantadas com as tecnologias.  O Gustavo, ficou tão encantado com as atividades feitas que pediu para vir sempre em minha casa para brincar no computador que fala , isso é a maneira que ele se refere ao programa DOSVOX.
  No primeiro momento, fiquei observando a reação do menino, que ficou muito feliz em poder mexer no computador, visto que no local em que estuda e em sua casa não tem acesso a essa tecnologia. Realizei as atividades com o aluno três vezes para que o mesmo pudesse se familiarizar com o teclado.
  Agora sempre que tenho um tempinho, liga para os pais de Gustavo para que me tragam o menino para eu ensinar e aprender ao mesmo tempo. O Dosvox é uma ferramenta super importante para a alfabetização das crianças ditas normais e em especial para as com deficiência visual.                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário